Ruy Falcão diz que desistência de Agra fortalece candidatura do PT em JP

Imagem de Destaque do post
  • Reduzir Fonte
  • Aumentar Fonte
  • Imprimir

Presidente Nacional lança nomes de Luciano Cartaxo e Luiz Couto para disputar prefeitura

 

O presidente do PT Nacional, Ruy Falcão, se reuniu nesta quarta-feira (18), em Brasília, com o presidente do diretório estadual do partido na Paraíba, Rodrigo Soares, e os deputados Luciano Cartaxo e Anísio Maia, para discutir o novo cenário na política de João Pessoa, gerado com a desistência do prefeito Luciano Agra (PSB) de disputar a reeleição.


Após a reunião com os paraibanos, Ruy Falcão concedeu entrevista ao WSCOM Online e disse que a desistência de Agra gerou um novo quadro, que fortaleceu a possibilidade de candidatura própria do PT na Capital, já que o partido tem nomes com total capacidade de governar João Pessoa, a exemplo de Luciano Cartaxo (que já se lançou candidato) e o de Luiz Couto.


“Nós temos um quadro em João Pessoa que havia duas posições: uma favorável ao apoio ao prefeito, com o diretório municipal apoiando a Agra; e uma outra posição que acha que é tempo do PT governar João Pessoa. Com a declaração pública de Agra de que não é candidato a reeleição, abriu-se um quadro novo na Capital e nós temos nomes com toda a capacidade de pleitear o governo de João Pessoa”, afirmou


“Temos o deputado Luciano Cartaxo, que é um parlamentar experiente, vem de quatro mandatos de vereador; temos a bancada de três deputados estaduais, todos eleitos com maioria de votos na capital; e o deputado federal Luis Couto, o mais votado na capital. Portanto, é natural que com essas qualidades e o fato do PT ser o partido da preferência nacional, com grande aprovação de Dilma e o prestigio de Lula, que queiramos crescer e eleição municipal é um momento de afirmação do partido”, acrescentou.


O presidente enfatizou que os nomes de Couto e Cartaxo podem “angariar apoios de outros partidos, por isso pondera para que no encontro municipal de João Pessoa, os companheiros que defendiam apoio a Agra, dentro da nova realidade política, analisem o que aconteceu e reflitam sobre a atual condição”.
“Não sabemos, inclusive, se o PSB vai ter candidato, se tiver quem será”, indagou.


“E não sei se diante dos nomes de Cícero Lucena, José Maranhão, se a nossa candidatura, tanto a de Cartaxo, quanto a de Couto, não se apresenta com viabilidade para ser a vencedora em João Pessoa, acredito que possa ser”, acrescentou.

Indagado se considera possível haver um acordo entre os dois grupos, devido ao acirramento dos últimos meses, o presidente disse que as disputas são legitimas no PT, por isso o partido realiza prévias.
“Sempre sou favorável ao acordo, mas, a legitimidade da disputa existe. No entanto, acho que a partir do novo quadro vão se abrir conversações entre os dois grupos”, disse.


Falcão também não descartou a possibilidade intervir entre os dois grupos para se chegar a um consenso e definir a candidatura própria do partido na capital.
“Sempre que posso intervir para buscar acordo eu faço. Inclusive, agora tendo conversado com o presidente do diretório estadual, o deputado Luciano Cartaxo, eu vou convidar o deputado Luiz Couto e o presidente do diretório municipal {Antônio Barbosa} para que agente também possa refletir junto sobre a nova conjuntura. Naturalmente a decisão depois é da conversa entre as partes, por que a realidade local é muito mais conhecida por eles mesmos, do que por mim, e independente de acordo ou não o foro para decisão é o Encontro, sempre é assim no PT”, afirmou.


O presidente finalizou dizendo que está otimista com relação a um possível acordo entre os dois grupos.


“Quem está no PT é sempre otimista e nestes últimos meses temos conseguido vários acordos, que pareciam inalcançáveis, por isso aposto muito nesta possibilidade”, sustentou.

Fonte: Cristiano Teixeira - WSCOM Online

Comentários

Para dizer a verdade eu estou

Para dizer a verdade eu estou muito impressionado com o que você disse. Você compartilha toneladas de informação interessante, limpo e excelente design você tem aqui. É certamente uma das coisas mais informativo sobre este tema que eu já li.
NTAF

Comentar

By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.