05 de outubro: hoje é o Dia Estadual da Democracia

Imagem de Destaque do post
  • Reduzir Fonte
  • Aumentar Fonte
  • Imprimir

A Lei Estadual 10.246/2014, sancionada pelo governador Ricardo Coutinho, instituiu o dia 5 de outubro, como o Dia Estadual da Democracia, na Paraíba. Na manhã de hoje, 5, o deputado Anísio Maia (PT) autor da propositura, explicou que a escolha da data remete ao dia da promulgação da Constituição Cidadã e comentou a importância de se celebrar e difundir os valores democráticos.

"Celebrar a democracia ganha um simbologia muito importante quando constatamos o crescimento de forças autoritárias na sociedade. Hoje o país é governado por aqueles que perderam as últimas eleições, com ataques sistemáticos aos direitos sociais e nada mais antidemocrático que isso." explicou Anísio Maia.

Para Anísio Maia, a nossa elite econômica sempre esteve atrelada aos interesses do capital estrangeiro e, desta forma, nunca esboçou um projeto de nação. Ao contrário, para o deputado, o país foi construído a partir da exploração e humilhação de seu próprio povo: "O Brasil só é cordial para a elite e se tornou o país de pactos pelo alto, entre os mais ricos e sem o povo. Foi assim com a Independência, Proclamação da República e os golpes e ditaduras que marcaram nossa vida política".

O parlamentar destacou que a democracia é um conceito em disputa, em sua concepção original ela é o governo do povo, porém, ela é constantemente reduzida a um conjunto de procedimentos para formação de governos, cabendo à soberania popular se expressar apenas no momento da eleição.

"A democracia é a única forma de governo que pode expressar a soberania popular e efetivar os fundamentos de nossa Constituição. Desejamos uma sociedade justa e fraterna, com igualdade de oportunidades para todos e todas, o que só será possível com democracia. Por isto, devemos defendê-la e promovê-la sempre", concluiu Anísio Maia. 

Comentar

By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.